terça-feira, novembro 13, 2007

"Fenómenos" do Entroncamento


Pois é meus amigos. Já ando armado em Jorge Coroado, mas com a pequena diferença que sou psicologicamente são ( ou não) :-p !!


Pela 1ª vez não precisei de puxar pela imaginação para escrever algo. Bastou-me apenas ver e ouvir.


Aqui fica o meu relato enviado para alguns Jornais ( saindo no Diário de Leiria) e Conselho de Arbitragem da F.P.F. :



Caros Srs.


Os factos que vou relatar ocorreram hoje (01-11-2007) no jogo do Campeonato Nacional Juniores C (Iniciados) - Serie D de Futebol 11, entre as equipas do C.A.D.Entroncamento e U.D.Leiria.


Para começar o jogo começou com 15 minutos de atraso, pois não conseguiam abrir os balneários. E ainda antes do apito inicial do Sr. VITOR MANUEL GOMES CAMPOS da A.F.Coimbra teve que se esperar uns minutos para pôr as rede de uma baliza em condições.


O jogo começa, e estava o público a assistir a um excelente jogo de futebol de ambas as partes, onde se destacava um claro domínio da U.D.Leiria, quando numa perfeita normal disputa de bola o auxiliar levanta a bandeirola. Não é o meu espanto quando me apercebi que ele tinha sancionado uma falta, e como a disputa era entre o penúltimo jogador da UDL e o avançado do CADE comentei logo: "Que estupidez!!! Mas se marca falta vai ter de expulsar!" E foi isso que aconteceu. Mas o mais insólito é que o jogador que é expulso é outro. Que por acaso se encontrava a mais de 20m do lance. Mas achei isto estranho, e embora houvesse muitos protestos por parte dos apoiantes do UDL afastei-me da bancada para fumar um cigarro e acalmar-me um pouco, pois aquilo foi de bradar aos céus.


Passado uns minutos, e mesmo reduzido a 10 elementos, o UDL conseguiu adiantar-se no marcador. Quando o jogador está a festejar o golo, tira a camisola e leva amarelo. E nisto aconteceu mais um insólito: Não é que um apoiante do UDL entra em campo e tenta agredir o árbitro?. Por muita razão que tivesse, perdeu-a nesse momento. Senti-me envergonhado, pois é uma pessoa que conheço e estava ali como eu para apoiar o UDL como eu. O Sr. foi identificado pela PSP e o jogo prosseguiu.


Eu continuei a andar e dirigi-me à zona onde estava o 'mal amado' auxiliar e posicionei-me lá para ouvir os comentários e tentar perceber as verdadeiras razões daquela expulsão. Então aí é que percebi tudo. Um individuo que estava a assistir à partida e a dialogar muito com o auxiliar, no momento daquela inventada, forçada, "sacada" falta esse tal individuo disse ao auxiliar: "Aquele que ali tá foi o que partiu a perna ao meu filho o ano passado " e foi preciso apenas dizer isso para que o auxiliar levantasse a bandeira e marcasse a dita falta. Pergunto-me eu: "Para quê "fruta e cafézinho" se a simples "amizade" serve?"


Eu fiquei incrédulo e claro tive que ir perguntar ao miúdo que foi expulso. E ele apenas me disse: "Não sei! Alguém disse alguma coisa ao 'fiscal de linha' e ele mandou-me expulsar."


Os ânimos estavam bem quentinhos á volta do campo, mas lá dentro os 22 jogadores jogavam que nem profissionais, alheios a tudo o que se passava à sua volta.


Vem o intervalo e os ânimos estavam bem mais calmos. Mas decidi ficar por ali para descortinar algumas pressões habituais por parte do banco ao auxiliar.


'Tou eu descansadinho' a ouvir os comentários e oiço dois Srs. a elogiar o guarda-redes da UDL. Tudo ok. Ele é bom.


Mas quando começa a segunda parte estão uns miúdos com fato de treino do CADE e uns Srs apoiantes do CADE por trás da baliza do UDL.


Alguns apoiantes do UDL notaram que estava a haver alguma pressão ao guardião da UDL e avisaram a PSP e até os árbitros do sucedido. Mas ninguém fez nada. Por isso a mãe do guarda-redes dirigiu-se para lá para dar força ao filho. Não sei o que se passou, mas quando olho para lá está um individuo a agredir a sra. O Filho ( o guarda-redes ) viu, e não teve meias medidas, saltou para fora do campo e foi defender a mãe. Atitude justificada por ser filho,mas totalmente injustificada disciplinarmente. Claro, viu o cartão vermelho. De salientar que o UDL já estava reduzido a 9 unidades nessa altura por expulsão de um jogador por cometer grande penalidade (bem assinalada).


De referir que depois do sucedido os ânimos nunca mais acalmaram. Eu que até sou uma pessoa calma, e até já fui árbitro, não resisti a mandar uns berros ao "mal amado" auxiliar. Pois mesmo á minha frente ( e à dele também) um jogador da UDL é empurrado e depois rasteirado ficando no chão e não foram capazes de parar o jogo para ser assistido (quanto mais para marcar falta).


Com isto tudo o UDL perdeu 2-1. Não retiro o mérito ao CADE pois tem uma belíssima equipa e pelo que fizeram mereceram a vitória. Era jogo de tripla. Mas aquela falta, naqueles termos causa-me bastante revolta.


Com isto apenas quero repudiar as atitudes de alguns apoiantes do UDL, de alguns apoiantes do CADE e do Árbitro Auxiliar do lado dos bancos.


Não misturem este último com a restante equipa de arbitragem. O Sr. VITOR MANUEL GOMES CAMPOS fez um excelente trabalho, em minha opinião o único erro foi ter dado ouvidos ao seu auxiliar. Sei que nunca o vou conseguir, mas gostava muito de ver o que está escrito naquele relatório.


Só espero que haja pelo menos uma pessoa que leia isto, e que tome conhecimento do que sucedeu dentro de campo. Pois fora-de-campo ainda havia mais de mil linhas para escrever.




1 comentário:

Domos disse...

É só corruptos...
Para o próximo jogo leva uma arma, costuma funcionar!
Se tivesses mandado um tiro ao fiscal de linha na primeira parte, nada disso teria acontecido!
Lollll